Maionese Alternativa: Artistas do Distrito Federal eternizam em forma de música, campanha contra o suicídio

Artistas do Distrito Federal eternizam em forma de música, campanha contra o suicídio


O “Setembro Amarelo” acabou, mas a campanha de valorização a vida foi eternizada em três canções de artistas independentes do Distrito Federal. Em músicas que falam sobre depressão e força para seguir em frente, o cantor e compositor, Bruno Z, e as bandas Profans e My Last Bike, abordam os temas com poesia e rock. Dados do CVV (Centro de Valorização a Vida) mostram que o suicídio no Brasil é a terceira maior causa de morte entre os jovens; e no mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata. Diante destes dados assustadores, roqueiros de Brasília sentiram que a campanha do “Setembro Amarelo” precisa continuar o ano inteiro, e que a música é uma forma eficaz para deixar o tema em constante evidência.
Músico há mais de 15 anos, o cantor e compositor brasiliense, Bruno Z, lançou no dia do seu aniversário (18 de setembro), a canção “Continue” - uma balada “indie rock”, que fala sobre força para enfrentar as adversidades na hora da dor e esperança por dias melhores. “Por mais que se pareça, esse chão é o céu de algum lugar; por mais que se pareça, toda chuva adoça um pouco o mar”. De acordo com Bruno Z, os versos do novo single são formas de mostrar que todo sofrimento tem fim, e tudo é um aprendizado. “Viver sempre melhor que desistir, pois o futuro nos reserva algo de bom”, ressalta o artista.
“A canção é uma forma que encontrei de levar esperança em horas de desespero. Seu lançamento, aconteceu em setembro, com a campanha de prevenção ao suicídio. Porém, mais do que isso, é um alerta para que durante todo o ano, fiquemos atentos em reservar um olhar de compreensão, ouvidos para quem precisa desabafar, e palavras sobre a importância de seguir em frente”, explica Bruno Z, sobre sua nova composição.
“Não feche os olhos, não deixe a escuridão tomar conta de você, só feche para orar. As estrelas brilham, uma acaba de cair, faça o seu pedido já”. Os versos fortes e carregados de boas energias são da canção, “Dias Melhores”, da banda Profans. O grupo que nasceu na cidade do Guará (DF) busca influências no Ska, Reggae e Rock, se tornou ao longo de seis anos de estrada, uma das bandas mais ativas de seu estilo no Distrito Federal. Para o compositor Thiago Silva, o poder de uma música e indescritível, e compartilhar os versos em melodias de força e fé, pode salvar muitas vidas.
“Fizemos a música em prol desta campanha linda e tão importante que deve continuar o ano inteiro. A depressão é silenciosa e mortal. Queremos que as pessoas compartilhem essa música com aquele amigo que você não vê há algum tempo, com aquele parente distante. Compartilhe essa ideia, você pode estar salvando uma vida”, alerta o vocalista da banda Profans.
Com um estilo mais punk-rock, porém, sem deixar de ser poético, a banda My Last Bike lançou também no mês de setembro, a música “Sobre a Ponte”. Segundo o guitarrista, Bruno Formiga, a nova música quer quebrar o estigma de que “homens não choram e não demonstram seus sentimentos”. O músico afirma que fortes são aqueles que mostram suas vulnerabilidades e que buscam apoio quando precisam, e que, não há nada de errado em demonstrar nossas emoções, pois isso só nos faz crescer como pessoas.
“Uma das grandes lições do punk rock é a de que não estamos sozinhos. Afinal, punk rock é sobre amizade, é sobre união, é sobre fazermos juntos nós mesmos! Por isso, resolvemos lançar a música "Sobre a Ponte". Para mostrar que se um dia já fomos aquele homem que pensou em suicídio, hoje estamos aqui para ouvir e dar suporte. Falar é sempre a melhor solução” ressalta o artista da banda My Last Bike.
Para ouvir e compartilhar as músicas e vídeos dos artistas do Rock Brasília que ressaltaram a importância da campanha de valorização a vida, acesse os links abaixo e aproveite para saber mais sobre as bandas e novo rock autoral da cidade. Conheça as músicas e saiba mais sobre:


Bruno Z - Continue



Instagram: @brunozcaetano

My Last Bike - Sobre a Ponte


Instagram: @mylastbike_
Facebook:  https://www.facebook.com/bandamylastbike/

Profans - Dias Melhores


Instagram: @banda_profans
Facebook: https://www.facebook.com/profansband

*Algumas das músicas já se encontram disponíveis nas principais plataformas de streaming musical.


Foto: Reprodução
Por Bruno Caetano