Spotify bem além do play: lista de plugins para você aproveitar mais a plataforma



A plataforma musical Spotify, oferece diversos recursos a quem utiliza, seja para os usuários ou para artistas, que dispõe suas músicas no seu streaming. Usuários e artistas, sejam do mainstream ou independentes, tem além da possibilidade de mostrar seu trabalho com um alcance imprevisível,um arquivo imenso de músicas para escutar, calendário de shows, um temporizador e playlists, sejam privadas ou colaborativas. Embora haja diversas habilidades dentro da plataforma ainda, há muito a desenvolver. Plugins e serviços existem para dar suporte a plataforma adicionando usualidades extras, como descobrir setlists ou ficar por dentro da audiência da sua conta quando você quiser, sem esperar  o fim do ano. Segue uma lista uma lista de alguns plugins que vão fazer seu uso da plataforma bem mais divertido:

1. Spotify Statistics 

O Spotify Statiscs basicamente como o nome já sugere, mostra estatísticas de suas faixas, e artistas mais ouvidos, gênero musical, número de faixas da lista de reprodução lançadas em cada ano ou mês, humor e fatos rápidos, como por exemplo, a duração em média das canções que você costuma escutar. Para você ter acesso a esses dados, é só fazer login no serviço, autorizando o acesso do Spotify Statistics à sua conta do Spotify, que pode ser feito via login no Facebook ou cadastro no site: spotifystatistics.com.



2. Festify

Plataforma gratuita que oferece aos participantes de um evento, escolherem as músicas que vão tocar no dia, por meio de uma lista criada na plataforma. Para ter acesso ao aplicativo, basta entrar no site festify.rocks , autorizar acesso à sua conta do Spotify e  dar inicio a sua festa, gerando um código de acesso e enviando aos convidados, a partir dele, podem indicar o que preferem ouvir, tudo feito por dispositivo móvel.



3. Festif

Talvez, esse seja o mais legal, esse plugin monta um pôster personalizado, no estilo desses festivais de renome, baseado no seu histórico de audiência no Spotify. Para fazer seu pôster é bem simples, só acessar o site Festif e fazer o login usando sua conta, ah e você pode fazer download da imagem também!




4. Setify

Esse foi criado para galera que adora ir em shows a par de todas as canções que provavelmente  hão de tocar! A plataforma converte setlists de apresentações anteriores em playlists no Spotify, baseado nos dados da icônica página setlist.fm, para ter acesso e ficar bem no clima para o próximo show que vai assistir, é só acessar o Setfy, pesquisar a banda ou artista que pretende ver e autorizar a conexão junto ao Spotify, pronto, a playlist vai ser salva direto no seu perfil, sendo editável também.




 5. Fresh Faces

Uma das possibilidades mais legais também. O Fresh Faces foi desenvolvido para quem quer sempre se ligar em coisas novas ante ao infindo material existente na plataforma. Através de um buscador que tem acesso a apenas artistas cujo primeiro álbum esteja há menos de duas semanas disponível na plataforma de música, exibindo pós pesquisa,  um compilado de capas de novos álbuns descobertos, uma oportunidade formidável para produções independentes terem destaque na plataforma, é só entrar no site FreshFace , escolher a forma com que a pesquisa vai se direcionar, clicar na flecha análoga ao álbum, se direcionando ao Spotify e se aventurar em novas descobertas. Fora a lista citada, a plataforma anda preparando  mais uma novidade, um recurso inédito chamado "Social Listening", permitindo  que diversas pessoas adicionem músicas a uma fila que todos possam ouvir. Você apenas digitaliza um QR code de escuta do Spotify de um amigo e qualquer pessoa pode adicionar músicas à playlist em tempo real, o que seria um diferencial bem legal em relação as outras plataformas de streaming, estreitando mais a interação entre seus usuários. Embora já esteja em testes, a função ainda não tem previsão de lançamento para todos os usuários. 




Fonte: Techtudo/ Canal Tech
Fotos: Reprodução

Por Gabriella Riot